Novas tendências de eixos temáticos para a redação do Enem

É fato que, entre 1998 e 2011, houve uma tendência em os temas da redação do Enem estarem inseridos nos eixos temáticos de cidadania (ética e participação política) e sustentabilidade. Já entre 2012 e 2017, foi possível notar uma maior incidência de temas relacionados a populações vulneráveis e minoritárias. Por outro lado, o tema de 2018 destoou desse padrão, ao tratar de tecnologia.

Paralelamente, nesse mesmo período, o Enem PPL cobrou temas, em sua maioria, associados ao papel do grupo na solução de problemas sociais, a julgar por temáticas como “mudança social e cultura”, “organização social para solução de problemas socioeconômicos”, “cooperativismo”, “ajuda humanitária”, “redefinição dos conceitos de família”, “o grupo fortalece os indivíduos” etc.

Dessa forma, é válido considerar o argumento de que há, sim, probabilidades maiores de caírem temas semelhantes, de acordo com o período contemplado.

Considerando os aspectos supracitados, vocês acham que, de fato, devido a essa nova banca, vai surgir uma nova tendência de temas no Enem, ou os temas vão ser mais diversificados? Se houver uma tendência, quais são seus palpites? Algum professor de vocês comentou sobre isso?

É claro que é impossível acertar o tema da redação; todavia, notar essas tendências ajuda a estabelecer prioridades nos estudos. :slight_smile: Por exemplo, em 2017, eu estava com minha redação sobre deficientes praticamente decorada, já que eu sabia que havia grandes chances de cair sobre minorias (o que, de fato, aconteceu).

Estava dando uma olhada e, em 2004 (salvo engano), o tema da redação foi: “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação”. De certa forma, está relacionado ao tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, de 2018. Considerando esse fato, vocês acham que é possível que os temas voltem à tendência de 1998-2011, ou então que se concentrem em torno do eixo “Ciência, Tecnologia & Inovação”, e seus impactos na sociedade? Ou, por causa da nova banca, os temas devem se tornar mais “metafísicos”, ao estilo da Fuvest? Ou, ainda, que o tema sobre tecnologia foi apenas uma exceção, e que, de fato, os temas vão continuar sendo sobre minorias?

Como já disse, são tantos temas possíveis! Seria bom ter alguns palpites, pelo menos de eixos temáticos, para poder focar neles.

1 curtida