Novo Ensino Médio e Vestibular de medicina

Boa tarde, amigos internautas!

Atualmente me encontro na luta do vestibular de medicina, e por já ter acabo o ensino há alguns anos, não tive contato com as notícias que trataram sobre o “Novo Ensino Médio”.

Estava mexendo no celular hoje entrei em choque ao saber que a partir do ano que vem, o Novo Ensino Médio vai ser instaurado de vez.

O que muda?
Preciso estudar outros assuntos que fogem dos editais atuais?
O processo de ingresso no Ensino Superior continuará igual?

Tipo: estamos estudando biologia, matemática, química, etc de nível de Ensino Médio. Pra entrar em medicina serão provas específicas? Com Bio e Química de nível superior.

É frustrante ter que sentar 15 horas por dia estudando matérias de humanas, sabendo que se eu não passar esse ano irá tudo para o lixo.

Enfim, se alguém puder jogar uma luz no meu problema eu ficarei grato.

Oiê!! Olha, partilho desse mesmo choque, mas lendo aqui umas matérias a respeito do “novo enem”, acredito que não serão cobradas questões de nível superior, mas algo que como diz a matéria do brasil escola :
1º Dia

Conteúdo: tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em português e matemática

Provas: questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas do ensino médio e uma redação

Objetivo: de forma interdisciplinar e contextualizada, visa que os estudantes aprofundem a interpretação e a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções.

2º Dia

Conteúdo: referenciais para a Elaboração dos Itinerários Formativos (conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio, de acordo com o MEC).

Provas: questões objetivas e questões discursivas de conhecimentos específicos (blocos) conforme o curso de escolha do candidato, além de questões em inglês integradas com outras disciplinas.

Objetivo: aprofundar as competências e habilidades da BNCC observando itinerários como investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

No momento da inscrição no Enem, os estudantes terão que optar por um destes quatro blocos.

Mas apesar disso tudo no G1 saiu isso aqui — MEC suspende mudança no formato do Enem 2024; e agora? Entenda cenários do impacto para os alunos! dá uma olhada nessa matéria :MEC suspende mudança no formato do Enem 2024; e agora? Entenda cenários do impacto para os alunos | Educação | G1
ESSA MATÉRIA SAIU DIA 05/04
FICO CONFUSA POR CONTA DESSAS COISAS, NÃO SABEMOS SE VAI MUDAR OU SE VAI FICAR DO MESMO JEITO!

PS: estou te mandando essas matérias para que você veja que ainda isso tá meio confuso, se tivesse certo, acho que já teriam falado algo mais concreto, quanto mais eu pesquiso mais fico sem saber kkkk, mas dê uma olhada nessas matérias!