Obras literárias: Sagarana

Optei por ler todas as 9 obras literárias cobradas pela Fuvest. Assim, comecei a ler Sagarana esse mês. Contudo, diferente das demais obras, não consigo avançar na narrativa. Chego a ficar 10-15 numa página - e ainda assim não compreendo. Isso desanima demais.
Qual estratégia vocês recomendam para dominar tal obra e se tornar apto a responder grande parte das questões acerca dela?

Eai Daniel.
Vê as análises da obra primeiro, vai facilitar a leitura.

Também estou com essa mesma dificuldade, eu vi análises do livro. Sempre quando inicio uma leitura, vejo alguns vídeos sobre o livro, está ajudando… mas esses livros são realmente muito difíceis.

Daniel, quando puder, recomendo a leitura do livro “Como Ler Livros”, de Mortirmer Adler. Uma grande obra que, ensinando-lhe por técnicas e exemplos,irá alavancar a sua capacidade de leitura, interpretação, análise, resumos (organizações de ideias tbm)…
Esse estilo de literatura, como Sagarana, tende a ser mais difícil e até confusa mesmo, se a dificuldade for a linguagem empregada, não há tanto a se fazer. Recomendo, como os outros acima, ver análises da obra e buscar entender um pouco sobre o contexto do autor e do lugar em que vivia enquanto escreveu a obra (importantíssimo para a compreensão da mensagem). Se quer uma dica do Como Ler Livros, caso você esteja travado em uma ideia ou análise do autor que você não consegue compreender, basta seguir a leitura, mesmo sem entendê-la. Com o decorrer da obra, o autor tende a voltar naquela ideia ou análise, aprofundando ela e dando exemplos e narrativas onde ela se aplica, ou seja, completando a análise. Ideias podem ser de difícil compreensão porque não estão 100% explicadas ainda, mas pode crer que serão. Eu mesmo encontrei grande dificuldade para compreender um trecho de Dostoievski, mas segui essa dica e, páginas depois, Dostoievski volta àquela ideia e explica melhor, de modo que pude entendê-la.

Daniel, eu recomendo fortemente que você assista às palestras dos livros no canal da Biblioteca Mário de Andrade no YouTube! Dessa forma, você vai ler o livro já com algum entendimento e expectativa, ao invés de fazê-lo “às cegas”. São obras consideravelmente complexas e não se cobre tanto por não entender de cara.
Assista as análises antes. Aposto que você vai naturalmente cultivar um maior interesse pelas obras depois.

Você pode ir lendo e fazendo notas rápidas de coisas importantes e que vão auxiliar na compreensão do livro e, depois de finalizar a leitura, você faz um resumo e explica ele pra alguém, para facilitar a memorização. Mas, antes de ler o livro, recomendo que assista uma aula, sobretudo para entender a mensagem principal da obra e partir com isso em mente para leitura.