Orientação de estudo

Olá Susane, tudo bem?
Bom, primeiramente queria agradecer pelo seu blog e por toda informação que transmite, você não tem idea do quanto está ajudado as pessoas, é um prazer fazer parte desse projeto, me motiva muito e me faz não desistir dos meus sonhos. Gratidão!
Gostaria que você me ajudasse nos meus estudos, se puder, e antes disso vou contar como funciona a minha rotina. Acordo todos os dias as 5:30 e a partir das 7h inicio o meu cursinho que vai até 13:45, com exceção das terças e quinta que a duração é das 7h a 16:40 (nesse período há 1h de almoço). Além disso, moro com a minha tia e tenho minhas obrigações com afazeres domésticos (o que pode durar de 1 a 2h dependendo do dia e do que tenho fazer).
Minhas dúvidas são as seguintes:

  1. Como eu distribuo as minhas horas para estudar?
  2. É melhor eu ficar no cursinho estudando a tarde (com exceção das terças e quintas que já são obrigatórios) ou ir para casa adiantar os afazeres domésticos e estudar no final da tarde até a noite?
  3. Devo estudar no horário do almoço (no caso das terças e quintas)?
  4. Como distribuir as matérias durante a semana (lembrando que tenho dificuldade em exatas)?
  5. Será que eu consigo estudar pelo menos 6h por dia com essa rotina? E esse horário é suficiente para o vestibular de MED?
    Obs: Quero Medicina na USP Pinheiros e sinto difilcudades em exatas, preciso de orientação!
    No mais, muito obrigada por tudo!!! Bjo
4 curtidas

Dicas gerais
1 - Durante afazeres domésticos veja ou escute vídeo-aulas (o youtube está cheio de canais excelentes de graça, pode ver o Marcelão da química, Boaro de física, o próprio Prof. Ferreto).
2 - Aproveite ao máximo as aulas do cursinho:

  • enquanto assiste a aula faça mapas mentais, conversamos nesse post
  • SEMPRE no fim das aulas revise o que foi ensinado, isso vai tomar uns 5 minutos, pense consigo mesma “o que aprendi nessa aula” - "Ah, nessa aula vi a meiose, vi que os cromossomos se alinham nos pólos, e acontece isso, isso e aquilo)
  • Depois de revisar mentalmente, veja suas anotações e mapas mentais feitos na aula, veja o que esqueceu
  • quando o professor for resolver questões tente resolver antes
  • um conselho que não sei se deveria falar: selecione aulas para não assistir ou assistir fazendo outra coisa, são as aulas de assuntos que não caem quase nunca (início de literatura - trovadorismo…, história - Egito/mesopotâmia/neolítico) e o que você já souber, ou mesmo o que souber mais ou menos.
  • A aula dá o conhecimento de 0 a 6, o conhecimento de 6 a 10 você adquire fazendo questões. #truestory Então inclua exercícios!!

3 - Pense todos os dias no seu objetivo, até várias vezes por dia, (são só alguns meses para ter a cara pintada lá na integração da USP Pinheiros), isso vai ajudar a manter a motivação apesar do cansaço, dos erros nas questões…

Respondendo suas perguntas
1 - Como eu distribuo as minhas horas para estudar?
Faça um teste pra ver como rende melhor:

  • se é chegando em casa e indo direto estudar (deixando os afazeres pra depois, no intervalo do estudo),
  • ou se é melhor chegar e fazer as atividades da casa antes (enquanto escuta os vídeos do youtube) e depois estudar
  • Se eu estivesse no seu lugar, eu iria chegar em casa, colocaria uns vídeos de aulas no celular, colocaria fone de ouvido e iria lavar a louça, etc. Depois tomaria um banho, daria uma sonequinha de uns 15-30 minutos e iria estudar.

2 - É melhor eu ficar no cursinho estudando a tarde (com exceção das terças e quintas que já são obrigatórios) ou ir para casa adiantar os afazeres domésticos e estudar no final da tarde até a noite?
Vai de você de novo, eu tive fases em que rendia muito mais na biblioteca do colégio e outras em que rendia muito melhor em casa. Pontos a se considerar:

  • Conforto
  • Onde tem menos distração?
  • Onde consegue se concentrar melhor?

3 - Devo estudar no horário do almoço (no caso das terças e quintas)?

  • Acho melhor relaxar, dar uma respirada. Seria legal caminhar um pouco, se der pra almoçar fora da escola, pegar um sol e mexer o corpo seria legal.

4 - Como distribuir as matérias durante a semana (lembrando que tenho dificuldade em exatas)?
Se fosse você eu tentaria estudar todas as 3 exatas TODOS OS DIAS. Nem que seja 45 minutos ou 1 hora cada. Um exemplo de quadro horário para a noite:

  • 17:00 às 18:00 - matemática
  • 18:00 às 19:00 - química
  • 19:00 às 20:00 - descanso/ jantar / banho
  • 21:00 às 22:00 - física
    Nas tardes de segunda, quarta e sexta organize para estudar as humanas + biologia + provas de português.
    Ah, os horários foram só sugestão, pode ser melhor estudar as exatas de tarde e as humanas/linguagens à noite. Você que sabe.

A gente aprende melhor por repetição, e quando a gente vê a matéria TODOS OS DIAS, vira uma chave no cérebro falando: “isso é importante, vamos fixar isso”.
Nas terças e quintas, pense em um horário mais comprimido para essas matérias, mas tente ver todos os dias. Elas são muito importantes pra Fuvest, sobretudo a Pinheiros. Somando mais biologia são mais de 50% da nota!!
No fim de semana você pode fazer redação, ler os resumos dos livros, estudar melhor as humanas.
5 - Será que eu consigo estudar pelo menos 6h por dia com essa rotina? E esse horário é suficiente para o vestibular de MED?
A gente sempre vai achar que não estuda o suficiente. Temos que ficar tranquilas, sabendo que a gente está fazendo o que está ao nosso alcance. Eu, por exemplo, queria postar muito mais no resumov, queria gravar dicas de estudo em vídeos no youtube, escrever um livro, ao mesmo tempo que preciso preparar mais aulas legais para os alunos do ITA, não dá tempo de fazer tudo =( A gente vive um dia de cada vez e faz o que dá.

Acho que vai dar certo. É bom ter em mente que a partir de setembro o objetivo é só fazer provas antigas / fazer revisão.

Conclusão, analise como você rende mais, estude as exatas um pouquinho todo dia, e daqui uns 2 ou 3 meses você vai ver uma grande diferença e vem contar pra gente.

O que você acha?

8 curtidas

Muito, muito, muito obrigada pelas dicas!! Elas estão sendo essenciais e já vou colocar em prática, analisando as melhores opções!! Ah, pode deixar que darei um depoimento sobre minha experiência daqui alguns meses. :kissing_heart:

1 curtida