Fazer resumos ou mapas mentais após estudar

Uma dúvida, vocês costumam anotar o que é passado na aula e depois fazer um resumo ou mapa mental, ou só assistem às aulas com muita concentração e já pulam para as questões e provas antigas? E em relação a leitura dos livros, deve-se fazer resumos apos a leitura ou não ?

5 curtidas

Oi @Gabriella_Rodrigues, estou pra fazer um post sobre esse assunto, porque é muito recorrente!! Vou dar minha opinião, veja se faz sentido pra você!
O resumo vale a pena se:

  • Feito ao mesmo tempo da aula em vídeo ou logo depois de ver a aula (caso em que também funciona como revisão)
  • For rápido - feito em uns 5-10 minutos (se depois da aula)
  • Usar suas próprias palavras, o que você entendeu do assunto.
  • O ideal é um resuminho pequeno, em que poucos parágrafos (se possível 1 só) resumem a matéria toda estudada.

Dito isso, acho legal estar escrevendo e selecionando as ideias enquanto vê as vídeo aulas, é uma postura mais ativa que vai ajudar na assimilação. Mas pode ser perda de tempo fazer resumos enquanto lê teoria. Se a matéria for cheia de detalhes melhor fazer um mapa mental, como você perguntou também. Além disso, já tem resumos e mapas mentais muito bons na internet!!

Mapa mental é melhor

Acho que em algumas matérias, pode valer muito a pena fazer um mapa mental. Pra biologia eu fazia toda hora. Ajuda demais a ver a “big picture”, e fixar os conteúdos.
Ah, use e abuse das cores. Elas ajudam muuuito na compreensão e retenção.


Fonte: viver de blog - psicologia das cores.

Enfim, você pode fazer o mapa mental enquanto:

  • está estudando o assunto,
  • assistindo aulas ou
  • estudando pelo livro.
    Dá pra usar os mapas mentais prontos também. Abaixo deixo as fontes.

Dicas para fazer mapas mentais:

  1. Muitas cores
  2. Poucas palavras (só o essencial)
  3. Se conseguir fazer o desenho ótimo, senão só as cores já vai ajudar muito

Alguns exemplos:

Biologia
Melhor matéria pra fazer mapas mentais. Eu fazia e colava no guarda-roupa.


Fonte: http://www.vestmapamental.com.br/biologia/mapas-mentais-de-biologia-para-o-vestibular/
Tem vários outros mapas mentais bem legais nesse link acima.


Fonte: Blog do descomplica

Outro do descomplica, lá no Blog deles tem uns mapas mentais muito bons!!


Fonte: Blog do descomplica

História
Veja que esse mapa mental abaixo é um pouco diferente, em história a gente tem que escrever bem mais que em biologia por exemplo. Mas é legal fazer também.


Fonte:Aprovado no vestibular

Física
Em física, é legal ter esquemas de cada assunto, veja abaixo para lentes. Assim, quando tiver dúvidas ou precisar lembrar a equação você vê todo o esquema, faz revisão e consolida na memória.
mapas%20mentais%20f%C3%ADsica%20lentes

Tem alguns sites que ajudam a fazer mapas mentais, como o mind meister. Mas sinceramente, melhor fazer à mão. Em livros de como estudar pra aprender mais rápido, mostram que tudo o que você fizer com as mãos vai aprender melhor.

Enfim, é isso. Será que ajuda no seu estudo?

Depois de fazer os mapas mentais, o próximo ponto é fazer as revisões espaçadas. Estou fazendo um post sobre isso!

9 curtidas

@susaneribeiro, eu estava com essa mesma dúvida.
No meu caso, eu estava meio que copiando o que era passado na aula.
Vou ver se consigo fazer um mapa mental desses durante as aulas de bio do cursinho, e depois procuro se tem um melhor na internet.

Muito obrigada :pray: Estava copiando o que o professor falava na aula e depois fazendo o resumo (como a @danielacr) … Vou tentar fazer o resumo ou mapa mental durante a aula mesmo então - vai ficar até mais rápido - … Valeu mesmo pela dica dos já prontos também, já havia pensado nisso, mas fiquei receosa de não fazer com as minhas próprias palavras e acabar não absorvendo tanto :see_no_evil:

2 curtidas