Planejamento de 2 anos para vestibular de Medicina

Oi gente, tudo bem?

Me chamo Marília e atualmente estou na faculdade de Fisioterapia, concluí o sexto semestre agora. Quero tentar Medicina ao me formar, daqui 2 anos. Quero prestar Fuvest, Unicamp e Unifesp, porém minha prioridade máxima é Unicamp, pois lá tenho duas formas de ingresso, o vestibular tradicional e o Enem unicamp.
Eu tinha começado a estudar este ano, mas a faculdade ficou muito puxada, com excesso de matérias, trabalhos e pacientes para atender. Fiquei sobrecarregada. Decidi que seria mais coerente tentar para valer em 2020, pois estarei concluindo a graduação.
Uma vez um coach de vestibulandos me aconselhou a fazer um planejamento de 2 anos, assim eu passaria de primeira.
Como eu posso me planejar com esse intuito? A partir deste mês de dezembro vou recomeçar matemática, física e química do zero e como eu tenho muitas dificuldades de aprendizado nessas matérias, quero dar uma dedicação exclusiva a elas. Já acompanho o canal da Susane e pretendo seguir o método de estudos dela, mas às vezes fico perdida e com medo de não saber lidar com um prazo tão grande.
Vale lembrar que pretendo tentar o Enem de 2019 e o vestibular da Unicamp de 2019 também, já que a Comvest aplica a prova na minha cidade. Quem sabe de repente consigo uma aprovação já ano que vem, né?

Agradeço qualquer ajuda e até mais!

1 curtida

Olá! Particularmente não sou muito adepto de distribuir muito tempo para a aprovação, porém como no seu caso você tem o trabalho e a faculdade realmente fica mais coerente conceder mais tempo para realiza-lo. Penso que seria interessante terminar a teoria ainda no primeiro ano, pois ao expandir muito os meses de estudo podes acabar esquecendo o que aprendestes no início. Junto a teoria, seria interessante fazer ao menos 5 anos de provas anteriores, ainda que não passe não estarás “desperdiçando-as”, pois a vantagem disso é aprender a pensar como sua banca, e acredite, isso muda muita a maneira com que prestamos atenção na aula! Evolui-se muito a capacidade de indagação e correlação de conceitos.
No segundo ano, caso não passe no primeiro, recomendo ler a teoria em outras fontes que não as que já utilizastes, por exemplo, se estudastes por video-aulas, parta para os livros, ou vice-versa. Junto a isso, foque em resolver questões e compor listas com as que considerar mais relevantes (a fim de refazê-las próximo ao vestibular) além de fazer 15 anos de provas antigas, tanto da unicamp quanto da fuvest e da unesp, para ganhar mais experiência.
Cogito que o importante é focar em estudar agora, e não pensando em como estará daqui a 2 anos, preocupe-se em entender o conteúdo do dia que o caminho fica mais leve.
Mantenha a força! :chipmunk:

3 curtidas

Oi, desculpa a demora e muito obrigada por responder. Já conseguiu clarear muito a minha mente. Eu também não queria estender esse tempo, acho desnecessário. Porém, como eu queria ter a oportunidade de ingressar na Unicamp (e se eu passasse já ano que vem ainda me faltaria 1 ano para me formar na minha graduação atual) pensei nesses 2 anos de planejamento por achar a prova difícil para o que eu estou acostumada. No entanto, neste ano de 2019, eu ainda posso ingressar nela através do vestibular tradicional com as bonificações de escola publica e do Enem. Minha preocupação é a de que eu não consiga chegar num nível de excelência para essa universidade. Eu comecei os meus estudos hoje exatamente como você aconselhou, aprender a teoria agora e reconhecer a forma como a banca cobra os conteúdos. Se caso não role para mim Unicamp, eu vou focar apenas no Enem para a federal daqui.
Vou salvar a sua mensagem para me guiar nos próximos meses.

Obrigada e abraços!

1 curtida