Olá. Meu nome é Allan , tenho 19 anos e meu objetivo maior nos estudos é a aprovação na prova da EsPCEx. O próximo ano (2019) será a terceira vez que tento a prova de maneira séria ( já tentei uma antes mas não tinha nenhuma intenção de ser militar).
Em resumo, na primeira tentativa meu erro foi confiar muito no cursinho e pensar que o fato de ter estudado em um colégio militar já era meio caminho andado para a aprovação. No fim das contas percebi que o planejamento do cursinho era terrível e que era um aluno pífio no colégio, que apenas assistia aulas e estudava apenas lendo, o que era o suficiente para ser aprovado no ano letivo. A história que " o pior aluno de um colégio militar está na frente do melhor de uma escola qualquer" que é contada é completamente absurda, e eu me pegava acreditando nessa mentira. ( OBSERVAÇÃO: O Colégio é incrível. Se o aluno consegue extrair o máximo de lá, sai mais que preparado para passar no IME/ITA , Espcex, AFA, medicina do ENEM, Fuvest, etc. Muitos Exemplos provam isso. Eu que fui um aluno medíocre mesmo.)
Nesse ano de 2018, fiz um curso online e senti uma melhora expressiva, tanto que minha nota subiu consideravelmente.Porém, infelizmente, minha nota não foi o suficiente para ter a redação corrigida (o lado bom que é os meus acertos foram bem maiores do que as medianas exigidas ) . Talvez tenha pecado na organização, o que acarretou em gastar mais tempo com aulas do que com exercícios (e , por achar que estava bem, perdia tempo com coisas fúteis.)
Para o ano de 2019, estou escolhendo o caminho do “lobo solitário” e irei me preparas através dos livros do edital da prova, que são os seguintes:
Matemática : FME
Física: Tópicos de Física
Química: Urbesco e Salvador (3 volumes)
Geografia : Demétrio Magnoli (volume único)
História : Ronaldo Vainfas ( Esse livro não está no Edital, mas como já o tinha e minha nota de história foi boa, decidi usa-lo )
Português : Novíssima Gramática do Cegalla
Literatura : Maria Luiza M. Abaurre ( também não está no edital, mas já o tinha )
Inglês: Leitura de textos e estudo da gramática ( apesar da EsPCEx cobrar apenas interpretação)
O que preciso de ajuda é no seguinte:
- Como é meu terceiro ano de preparação, irei apenas ler a teoria dos livros e partir para os exercícios ( já errei por fazer resumos de mais nos outros anos e irei usa-los para revisão). Devo ignorar os exercícios básicos do livro? (apenas usando-os em caso de extrema dificuldade nos mais difíceis)
- Como devo fazer os simulados já que não contarei com um cursinho? E quando devo faze-los? (se possível, quais são as provas semelhantes à EsPCEx para que eu possa usa-las de treino)
- É necessário ter um dia para descansar?
- Um horário que estipula capítulos por dia ( para acabar o embasamento entre 6 e 8 meses ) é recomendável? ( O aprofundamento seria de 2 a 4 meses , de apenas exercícios e revisões )
-Eu dividi a matemática , a física e a química em 3, ( como se fosse do primeiro, do segundo e do terceiro ano), para ver todas durante a semana. Isso é certo? - em média 10 horas de estudo líquido são suficientes? ( isso seria para o concurso, sem contar um estudo de inglês estudado “para a vida” após essas horas, todos os dias. Meio que um “relax” que também ajuda na prova. ) - posso detalhar essas horas , se preciso for -
Qualquer dica além das respostas das perguntas será bem vinda. Após a NÃO aprovação desse ano, estou decidido a passar em tudo que eu tentar no ano de 2019, pois não quero ter esse sentimento de fracasso de novo. Já voltei a estudar, e vou usar dezembro para tentar coisas que não costumo fazer ( como a dica espetacular de estudar por exercícios). - talvez ser aprovado na ESA tenha amenizado a minha dor e ajudado a perceber que o que estou fazendo está dando resultado -
Obrigado pela atenção.