Preciso de ajuda

Olá. Meu nome é Allan , tenho 19 anos e meu objetivo maior nos estudos é a aprovação na prova da EsPCEx. O próximo ano (2019) será a terceira vez que tento a prova de maneira séria ( já tentei uma antes mas não tinha nenhuma intenção de ser militar).

Em resumo, na primeira tentativa meu erro foi confiar muito no cursinho e pensar que o fato de ter estudado em um colégio militar já era meio caminho andado para a aprovação. No fim das contas percebi que o planejamento do cursinho era terrível e que era um aluno pífio no colégio, que apenas assistia aulas e estudava apenas lendo, o que era o suficiente para ser aprovado no ano letivo. A história que " o pior aluno de um colégio militar está na frente do melhor de uma escola qualquer" que é contada é completamente absurda, e eu me pegava acreditando nessa mentira. ( OBSERVAÇÃO: O Colégio é incrível. Se o aluno consegue extrair o máximo de lá, sai mais que preparado para passar no IME/ITA , Espcex, AFA, medicina do ENEM, Fuvest, etc. Muitos Exemplos provam isso. Eu que fui um aluno medíocre mesmo.)

Nesse ano de 2018, fiz um curso online e senti uma melhora expressiva, tanto que minha nota subiu consideravelmente.Porém, infelizmente, minha nota não foi o suficiente para ter a redação corrigida (o lado bom que é os meus acertos foram bem maiores do que as medianas exigidas ) . Talvez tenha pecado na organização, o que acarretou em gastar mais tempo com aulas do que com exercícios (e , por achar que estava bem, perdia tempo com coisas fúteis.)

Para o ano de 2019, estou escolhendo o caminho do “lobo solitário” e irei me preparas através dos livros do edital da prova, que são os seguintes:

Matemática : FME

Física: Tópicos de Física

Química: Urbesco e Salvador (3 volumes)

Geografia : Demétrio Magnoli (volume único)

História : Ronaldo Vainfas ( Esse livro não está no Edital, mas como já o tinha e minha nota de história foi boa, decidi usa-lo )

Português : Novíssima Gramática do Cegalla

Literatura : Maria Luiza M. Abaurre ( também não está no edital, mas já o tinha )

Inglês: Leitura de textos e estudo da gramática ( apesar da EsPCEx cobrar apenas interpretação)

O que preciso de ajuda é no seguinte:

  • Como é meu terceiro ano de preparação, irei apenas ler a teoria dos livros e partir para os exercícios ( já errei por fazer resumos de mais nos outros anos e irei usa-los para revisão). Devo ignorar os exercícios básicos do livro? (apenas usando-os em caso de extrema dificuldade nos mais difíceis)
  • Como devo fazer os simulados já que não contarei com um cursinho? E quando devo faze-los? (se possível, quais são as provas semelhantes à EsPCEx para que eu possa usa-las de treino)
  • É necessário ter um dia para descansar?
  • Um horário que estipula capítulos por dia ( para acabar o embasamento entre 6 e 8 meses ) é recomendável? ( O aprofundamento seria de 2 a 4 meses , de apenas exercícios e revisões )
    -Eu dividi a matemática , a física e a química em 3, ( como se fosse do primeiro, do segundo e do terceiro ano), para ver todas durante a semana. Isso é certo?
  • em média 10 horas de estudo líquido são suficientes? ( isso seria para o concurso, sem contar um estudo de inglês estudado “para a vida” após essas horas, todos os dias. Meio que um “relax” que também ajuda na prova. ) - posso detalhar essas horas , se preciso for -

Qualquer dica além das respostas das perguntas será bem vinda. Após a NÃO aprovação desse ano, estou decidido a passar em tudo que eu tentar no ano de 2019, pois não quero ter esse sentimento de fracasso de novo. Já voltei a estudar, e vou usar dezembro para tentar coisas que não costumo fazer ( como a dica espetacular de estudar por exercícios). - talvez ser aprovado na ESA tenha amenizado a minha dor e ajudado a perceber que o que estou fazendo está dando resultado -

Obrigado pela atenção.

Olá Allan!!
Minha preparação é para medicina, mas vou te dar umas dicas q talvez possam ajudar para a E sPCEx kkkk.
Eu fazia muuitos resumos, mas no fundo sempre soube que não estava estudando realmente pq não estava estimulando meu cérebro a aprender, mas a decorar. Então comecei a estudar por exercícios, oq é bem dolorido kkkk pq vc tem q trabalhar mais o seu cérebro pra lembrar do conteúdo. Porém vc vai aprender bem mais, te garanto! Como é seu terceiro ano de preparação e vc já disse q fez muitos resumos nos anos anteriores, recomendo q vc faça primeiro os exercícios do assunto q vai estudar e só depois revise o conceito( mas revise se baseando no q vc errou). Se for um assunto q vc não domina, faça os exercícios básicos…aí quando vc já estiver acertando todos os básicos vai para os mais difíceis.
Sinceramente eu não sei como funciona a prova q vc vai fazer, mas eu sei q tem cursinhos q disponibilizam gratuitamente o simulado aberto(pra quem não for aluno). Procure saber se os cursinhos próximos á vc disponibilizam provas do msm estilo da q vc fará. É muuito importante que vc faça bastante simulado e treine pelas provas antigas. Uma dica é vc fazer provas antigas num lugar sem distrações e cronometrando o tempo, assim vc vai chegar mais preparado em relação ao tempo da prova.

É fundamental q vc tenha um dia de descanso, como no domingo. Aproveite para fazer deste dia de descanso um dia para organizar a sua próxima semana, o seu cronograma de estudos. Assim vc economiza tempo na hora de estudar e não fica perdido sobre oq vai estudar.
O seu cronograma de estudos é fundamental para se organizar. Pense em fazer cada vez mais exercícios conforme a prova for se aproximando.

Acho q ver matérias de matemática do primeiro, seg e terceiro ano na mesma semana pode ficar um pouco desorganizado, mas pode ser q dê certo com vc. Recomendo q vc pegue estas 3 matérias e separe em 2 blocos: nos assuntos q vc sabe e não sabe e nos assuntos q mais caem na sua prova. Foca naquilo q vc tem mais dificuldade e q mais caem.
Se vc já tem o costume de estudar 10 horas, ótimo. Mas se n tiver, é bom pegar um pouco mais leve no tempo, pra q vc não fique muito cansado e assim seu rendimento caia. Não ultrapasse seu limite, vai no seu tempo. Estude umas 3 matérias por dia, mais 1h de inglês, faça redação umas 3/4 vezes na semana e principalmente pratique uma atividade física, vc pode achar q é bobeira, mas não é. Vc vai se sentir bem melhor para continuar nessa caminhada que é o vestibular.

Nunca se sinta fracassado, vc estudou e já até viu resultados! Pense que estes últimos anos de preparação foram experiências q vão te ajudar muuuito nesse próximo ano. Veja onde vc errou nas provas, mude sua forma de estudar( a Susane tem vários videos com dicas) e seja forte!! Vc é muito maior do q essa prova Allan! Sucesso!!

2 curtidas