Quando começar a fazer provas antigas ?

Tenho uma dúvida, se devo deixar para fazer as provas antigas pro final do ano ( outubro +/- ) ou se vou fazendo assim que eu termino uma matéria. Por ex: Terminei cinemática, ai eu pego todas as questões de cinemática que caíram na Fuvest e faço. Qual vocês acham melhor ?

2 curtidas

Não posso responder oque é melhor mas no meu caso eu to indo por questão, eu pego uma prova antiga de matematica por exemplo e vou fazendo ela toda e se eu me deparo com uma questão que não sei o conteúdo eu vejo a teoria toda, eu faço isso por video aulas nem toco em livros pra entender a teoria uso os livros pra resolver questões e como lembretes, eu não faço resumos então uso eles pra isso então se eu não sei algo vou la na pagina e vejo sobre… No caso de matemática é mais especifico pra mim, porque se eu ja sei a teoria sobre aquela questão que eu não consegui fazer eu vou nos livros e faço varias questões e so volto quando ter uma noção como resolver a questão da prova que to fazendo.

Obs: Uso os FME do iezzi pra matematica, são mt bons pra esse metodo que to fazendo.
No seu caso eu indicaria as video aulas da vestcursos pra fisica mais não veja todo o curso de fisica é mt extenso vai indo por questão oque tiver duvida ou não entender veja uma aula dele sobre isso ele faz qualquer um entender.

3 curtidas

Outra obs: eu ja fiz tantas provas antigas assim que as vezes me deparo com uma questão que nem lembro mt da teoria ou não sei um conceito mas mesmo assim eu consigo fazer, ta dando mt certo pra mim. boa sorte!

1 curtida

Valeu pelas dicas, bro ! Acho que vou fazer por tópicos mesmo, fica até melhor pra fixar o conteúdo e acostumar com o estilo da prova. Acho que vou deixar umas 3,4 para fazer no final do ano e ajustar estratégia e tempo de prova.

Eu to fazendo todas que tem resoluções comentadas no site da objetivo da UNIFESP, FUVEST, UNESP, UNICAMP e ENEM.

3 curtidas

É seu primeiro ano estudando pra Fuvest ?

Já tive essa mesma pergunta, e tirei dúvidas no resumov. A @susaneribeiro tinha me falado que é melhor acabar um assunto grande antes de ir pra fazer provas antigas.
No seu exemplo, seria legal ver tudo de mecânica, e depois fazer as provas antigas do assunto inteiro.
Isso força a gente a terminar logo a matéria, pra passar logo pra fase de resolver provas!

2 curtidas

Sim, comecei estudar um em 2016 mais tive que parar por alguns assuntos agora voltei com tudo, no caso da menção da @analuz pra mim não funcionou mt, bom até funcionou esse metodo que ela falou só que esse que to fazendo agora ta rendendo melhor pra mim.

1 curtida

Engraçado ler os comentários de vocês @analuz e @kuroy, realmente indico os dois métodos.
1- fazer a prova inteira e ir parando nos assuntos que não souber / tiver dúvidas (como o @kuroy falou). Isso faz realmente entrar no "saber resolver prova"
2 - terminar todo um bloco de matérias, por exemplo, mecânica inteiro ou eletricidade inteiro, antes de ir para as questões.

Os dois têm vantagens e desvantagens.
Diria que o 2 é mais organizado, vai assunto por assunto, e é menos desesperador, porque a gente erra menos questões. Tem a vantagem de servir pra quem quer dar um passo de cada vez, ou está começando a estudar.
E o 1 é pra quem já tem um nível muito bom, e não se importa de ter que ficar voltando na matéria toda hora (porque vai ser necessário).
Na minha preparação, tanto pro ITA quanto pra med na USP eu alternava entre os 2. Às vezes, empacava muito em alguns assuntos, aí deixava as provas por uns dias e focava nesses assuntos.

Mas o método 1 (@kuroy) é o principal no 2o semestre, e depois que você ja viu os principais assuntos.

Enfim, qualquer método que inclua provas antigas está ótimo.

Adorei ver como vocês estão estudando <3

@LuizHenrique, você pode experimentar os 2 jeitos de estudar e ver em qual você vai melhor, qual sente que está aprendendo mais. Ou esperar uns meses, pra experimentar os dois. Porque ficar mudando o estilo dr estudo antes de engrenar não é bom. A gente elege uma maneira de estudar e fica por uns meses.

Por exemplo, você está no kuadro, lá tem os orientadores, aqui tem todos nós, ou seja, muita gente dando opinião de como você precisa estudar, e você não tem como escutar todo mundo, e isso pode acabar te deixando mais confuso. Parece meio clichê, mas vou falar, siga sua intuição.

Não existe metodologia perfeita, vocês já estão dando o máximo e a preparação está indo na direção e sentido certos em alta velocidade. :smiley:

6 curtidas

Perfeito, @susaneribeiro.
Cada um com seu jeitinho de estudar que vai dar certo.

Vou pelos tópicos, inicialmente, até pra pegar uma consistência mesmo em todos os assuntos e depois mais pro final do ano eu pego provas inteiras e vou fazendo. Valeu pelas dicas @susaneribeiro, @Kuroy e @analuz :smiley: !!

2 curtidas

É como a @susaneribeiro mencionou e eu concordo com ela, só vale a pena se você tem uma noção do assunto se não você fica meio perdido, eu esqueci de mencionar que eu ja tinha uma base teorica de alguns meses e eu faço isso com as provas separadas por assunto e seguindo a ordem cronologica, por exemplo funções eu tento fazer as questões se fui mt mal eu retorno pra teoria e questões de manipulação nesse caso

2 curtidas

Tenho uma base até boa, mas como estou seguindo a sequência do cursinho, acho até melhor pra realmente fixar a matéria.

Essa conversa foi de alto nível, difícil achar uma conversa assim nos blogs e grupos de whatsapp.

2 curtidas

Qualidade @Resumov !!!

1 curtida