Questões de Geografia que nunca vi nada à respeito?

Geografia sempre foi uma matéria que tive certa dificuldade em estudar. Por exemplo, ano passado na UNICAMP caiu duas questões que nunca vi nada a respeito: Uma sobre refugiados de Mianmar e outra sobre disputas territoriais envolvendo “Grileiros” e “Posseiros” no Norte do Brasil. Por nunca ter visto nada à respeito desses assuntos, me sinto despreparado nessa matéria, mesmo sempre reservando um bom tempo para estuda-la. O que vocês me recomendam para que eu não tenha mais essa sensação e possa me preparar melhor para as questões de Geografia?

1 curtida

Bom dia Erick!, O vestibular não foi feito para sabermos tudo, se alguém acertar todas as questões, então ele foi mal planejado, o objetivo é separar quem consegue ir melhor. Também estou estudando, e ainda não tenho uma qualificação para ajudar, mas acredito que devemos aprender sempre com o estilo das questões anteriores e não se preocupar se vamos conseguir resolver algo impossível, precisamos focar no que vai trazer a aprovação para casa. Caso não tenha lido, recomendo a leitura do livro do Pier, Inteligência em concursos

1 curtida

Olha, tem alguns assuntos na Geografia que cobram esses temas “conhecimento de mundo”. Migrações, Nova Ordem Mundial, Geografia “Agrária” e Descolonização são os principais. Acho que uma boa dica é realmente buscar esse conhecimento mesmo, por filmes, documentários, revistas e, principalmente, noticiários. Dificilmente livros e apostilas vão ter os acontecimentos recentes. Ex: Novas políticas de imigração dos EUA, tensões Irã e Ocidente, etc. Para os acontecimentos tradicionais/antigos que ainda são cobrados é comum encontrá-los nos materiais tradicionais.
O bom dos noticiários é que quase sempre relacionam os acontecimentos com implicações em outras áreas como a Economia, História e Sociologia, o que é cobrado bastante.
Recomendo alguns sites como o Estado de S. Paulo que tem uma área só para notíciais internacionais.
Caso você saiba Inglês, o Al Jazeera é um jornal do Oriente Médio que tem uma cobertura excelente dos assuntos internacionais.
Para os assuntos nacionais até mesmo a Wikipedia ajuda, vale a pena dar uma pesquisada. Assuntos como Reforma Agrária, Exploração de recursos naturais e Trabalho escravo contemporâneo são os mais comuns relacionados ao Brasil, e podem ajudar bastante até na Redação e História.

2 curtidas