Química no ENEM

Eu tenho muita dificuldade em Química.Sei que cai muita Química orgânica e gostaria de saber qual ordem deveria seguir.Primeiro Quim 1,depois 2 e depois 3?ou deveria estudar por 3 frentes?

2 curtidas

Oi Dhiego, vamos lá.

Nesse link eu coloquei todas as questões de química do ENEM dos últimos 5 anos: [ENEM/química]
Coloquei as análises de cada matéria no site, em uma aba lá em cima “ENEM”, para as 4 ciências: Química, física, matemática + Biologia.
.
Lá você consegue ver os principais assuntos cobrados na prova.

Os principais assuntos são:

  • Forças intra e intermoleculares (todo ano cai) (Quim 1)
  • Ácido/base/sal (Quim 1)
  • Soluções (Quim 1)
  • Estequiometria / Termoquímica (Quim 2)
  • Eletroquímica / Oxido-redução (Quim 2)
  • Equilíbrios químicos (Quim 2)
  • Funções e reações orgânicas (Quim 3)

Acho que é legal estudar 2 frentes:
Frente 1: Quim 1 + Quim 3
Frente 2: Quim 2

A química 2 é de longe a maior, e a que mais cai.

A questão em estudar química é:

  • passar o menor tempo possível lendo teoria, e
  • o máximo tempo possível fazendo questões antigas, exercícios e simulados.

Indico isso porque parece que o conhecimento de química vai sedimentando por camadas. Então, leia rápido a teoria (ou veja as vídeo-aulas) e já vá para os exercícios. E quando errar, volte pro livro pra entender melhor. E repita o ciclo.

Algumas questões antigas são bem resolvidas e resumem bem a matéria, acho que fiz um bom trabalho nessas 2 questões abaixo:

Nessa questão do ENEM 2013, eu fiz um resumo bem explicado de forças intra e intermoleculares que acho até que vou transformar em um post. Sério, dá uma olhada. Então já é um assunto que você vai acertar.
image

Nessa questão do ENEM 2017, eu mostrei os principais radicais orgânicos. Pode ser útil quando você estiver estudando química 3.
image

Você está estudando por qual material?

2 curtidas

Eu tenho o volume único do Usberco e Salvador e uso as apostilas do hexag.
Obg pelas dicas.Vou tentar seguir como vc flw.:v:

1 curtida