Relatório de estudos

Cá estou eu mais um dia tentando relatar a minha experiência e rotina sofrida de estudo para o ITA, principalmente.
Os temas que vou abordar minha experiência hoje são: o método de estudo Pomodoro, como os problemas matemáticos básicos são de extrema importância e a dificuldade na interpretação de questões.
Bom, o que eu tenho a dizer sobre o método de estudo é: até então, comigo tem funcionado. Sou uma pessoa muito ansiosa com tudo, estudo, mas muitas vezes desesperada por saber que existe muitas outras coisas nas quais eu preciso aprender ainda, e o método Pomodoro tem me ajudado muito, pois, ao invés de ficar ansiosa para querer aprender tudo, fico ansiosa para acabar logo o tempo e eu descansar os 5min. Aproveito esses 5min p fazer algo que gosto que não perturbe tanto meu cérebro, no meu caso, eu leio.
O segundo tópico que eu gostaria de abordar vai ser juntamente com o terceiro que eu comentei inicialmente, a questão dos problemas matemáticos. Fiquei muito intrigada como alguns problemas básicos de matemática podem tirar suas dúvidas em relação ao como interpretar problemas avançados. Eu tenho um grande problema em interpretar questões, é a coisa que mais me prejudica em provas, mesmo que eu saiba o assunto eu não consigo compreender o que a questão me pede para fazer. Então, o livro didático do 5 ano tem me ajudado muito nesse quesito, é quase como se tivesse voltado para a alfabetização, o que muitas vezes é um saco. Espero valer a pena todo esforço.
Até a próxima!

2 curtidas

Na próxima diz aí qual material você vai usar pro ITA, se vai fazer algum cursinho ou vai estudar sozinha … :call_me_hand:

Olá Isabella. Atualmente estou em Matemática e utilizo o livro “A Conquista da Matemática” do quinto ano. Pretendo seguir com os outros volumes, estou gostando muito da forma em como eles abordam os assuntos e em como tem bastante exercício.
Não pretendo fazer cursinho, o principal motivo é: não tenho tempo. Estou indo para o terceiro ano do Ensino Médio e faço estágio. Seria uma perda enorme de dinheiro para mim, pois, sei que não aproveitaria, mas, acho que, se você tem tempo e condições, poderia testar algum online.

1 curtida

Não veja sua rotina como sofrida, isso só vai dificultar mais a sua vida na hora de ir estudar.
Tem que ser algo prazeroso, esta estudando com um objetivo e a cada dia de estudo está um passo mais perto!
Quanto aos problemas de matemática… é prática e só a prática vai te ajudar, construindo uma base sólida terá muito mais facilidade posteriormente.
Siga no foco.

Estou tentando fazer se tornar uma coisa prazerosa, mas tem sido difícil. Por passar o dia inteiro fora de casa, quando chego minha mente pede somente uma coisa: dormir. Mais uma coisa a ser trabalhada.
Obrigado pelo conselho e incentivo.
Seguirei.

2 curtidas

Mari, o estágio é realmente necessário ou só toma seu tempo? A preparação para o ITA exige foco, já que não há nenhum vestibular parecido (mesmo o IME tem diversas particularidades). Muito bacana acompanhar sua evolução. Mantenha a constância!