Oi Alexandre,
Também passei por isso…
Estava querendo responder uma pergunta assim, porque foi exatamente a minha vida.
Pra mim também foi desgastante, porque eu também estava trabalhando.
Eu trabalhava de 8 às 17:00, mas tinha 2 horas de almoço que usava inteiramente pra estudar. Depois chegava em casa, comia rapidinho e já ia estudar de 19 às 23:00. Então estudava umas 6 horas por dia. Alguns dias eu terminava o que tinha que fazer no trabalho antes e conseguia estudar mais 1 hora. E quando ia dirigir pra ir e voltar do trabalho, para tomar banho, me arrumar, pra absolutamente tudo eu estava com laptop do lado assistindo aulas. Então, era impressionante, mas na maioria dos dias conseguia estudar umas 7 a 8 horas, o que é parecido com alguém que tem o dia inteiro pra estudar, mas fica no facebook, whatsapp…
Claro que metade disso era vendo vídeo-aulas, mas tudo bem. Foi desgastante para o relacionamento familiar, mal falava com meu namorado na época. =( Mas no final deu tudo certo e no ano seguinte nos casamos. =D
Enfim, do que você falou vou sugerir algumas coisas, e você vê se faz sentido:
1 - Trocar cursinho presencial por um online.
O descomplica é barato e tem aulas boas, na época foi o que eu fiz, eu assistia aulas:
- de geografia do Hansen,
- história do Pelizzari, e
- biologia do Oda.
Como eu tenho uma base muito boa de exatas por ter feito ITA, nessas matérias só fiz provas antigas e vi uns vídeos de uns assuntos que não via a anos, como eletromag, correntes de lorentz, essas coisas de física 3.
Hoje tem o Kuadro também, é mais caro, mas tem:
- aulas igualmente boas e o resto da estrutura pra passar:
- muitas listas de exercícios,
- vários simulados,
- correção de redação e
- assessoria.
Se fizer o descomplica é melhor pegar um curso de redação também (e pelo amooor não esquecer essa matéria)!!! Cursos tem o projeto redação, imaginie, redação nota 1000, redação nota dez (o que eu fiz na época). Enfim, tem vários.
Vai do que você quer/pode pagar e precisa. Qualquer uma dessas opções é muito melhor que curso presencial.
E aí, depois que você assinar, assista os vídeos em momentos que você normalmente não estudaria, como se arrumando de manhã, durante as refeições, enquanto escova os dentes. É um negócio meio extremo tentar estudar toda hora. Meu namorado me achava louca, mas acho que isso ajuda a gente a passar rápido. E depois você vai ter toda a faculdade pra voltar a ser “normal”.
2 - Ver vídeo aulas quando tá cansado e fazer exercícios quando está bem disposto
Depois é preciso organizar os estudos considerando quando você está bem animado e consegue se concentrar e quando você tá cansado e não aguenta muita coisa. Quando a gente tá trabalhando a gente não pode se dar o luxo de não estudar porque está cansado. Então nesses momentos, assista vídeo-aulas.
3 - Como estudar cada área
Humanas (hist, geo, filo, socio): Vídeo-aulas + exercícios
Voltar do trabalho zumbi e ainda ler livro de filosofia é pedir pra dar sono. É melhor ver vídeo-aulas, fazer as listas e simulados.
Exatas (fis, quim, mat): Vídeo aulas + apostilas / livros + exercícios
Essas matérias têm uns detalhes que normalmente é bom ter um livro de apoio. Você deve ter as do seu cursinho. Se não, as apostilas do Hexag solidário são nível poliedro e todas de graça. Vou até falar só sobre isso abaixo:
4 - Usar o hexag solidário
O hexag solidário liberou:
- apostilas de 2017 + apostilas de revisão para cada curso (em cada apostila existem muuuitos exercícios)
- simulados
5 - Não pirar!
É legal separar uns minutinhos de intervalo entre os estudos. Ou no começo do estudo.
Em 2014 eu tive um projeto de site de meditação e relaxamento, que acabei nem levando pra frente.
http://1pause.com.br/
Desliga a musiquinha lá em cima, e faz umas meditações guiadas de 2, 5 minutos. Eu escrevi um roteiro, a locutora leu e ficou bem legal.
A meditação é sensacional pra gente conseguir não ter ansiedade, descansar a mente e conseguir lidar com a rotina.
6 - Sugestão de horário
Você já pensou em inverter esses horários e acordar bem cedo e estudar 1 ou 2 horas antes do trabalho? E depois mais 2 horas depois de voltar? Assim você estudaria 6 horas por dia.
Acordar 5 horas
2hmin de manhã: 5:30 a 7:30 - exercícios
1h30 min no almoço: 1 h vídeo-aulas, 30 min exercícios
3h à noite: 19:00 - 22:00: 1h30min vídeo-aulas 1h30min exercícios
Total: 6h30 min
Deve dar umas 6 horas líquidas ou um pouco menos.
Acho melhor tentar dormir mais, umas 7 horas é o ideal, o sono ajuda a fixar na memória o que você estudou no dia. Eu dormia entre 7 e 8 horas.
Editei o título do seu post, espero que você não se importe!
No mais, é isso, é difícil mesmo. Mas quando passar vai ver que valeu a pena.
O que você acha?