Rotina desgastante: Como conciliar estudo e trabalho

Olá,

Ano passado fiz meu primeiro ENEM, estou querendo cursar Medicina. Minha nota foi melhor do que eu esperava, até pelas condições que eu tinha para estudar, porém não foi suficiente para ser aprovado na primeira chamada do SISU.

Minha rotina é muito desgastante, não estou rendendo como gostaria. Em 2017 seguinte a seguinte rotina: trabalho das 8:00 as 18:00 com duas horas de almoço. As 19:00 começava as aulas no cursinho, chegava em casa por volta de 22:30 e estudava de 23:30 até mais ou menos 2:00 da manhã, acordava as 06:30. Segui essa rotina quase o ano todo, somente nos 30 dias que antecederam a prova eu consegui ter mais de 4:30 de sono por noite, pois pedi férias no trabalho e passei a fazer a revisão do cursinho pela manhã.

Esse ano optei por estudar em casa mas não consegui, primeiro por que estou na expectitativa de ser classificado na segunda chamada do SISU da UE do meu estado e segundo pelo cansaço. Segunda-feira passada (12/03) resolvi voltar a fazer cursinho presencial pois sozinho do jeito que tava não ia conseguir. Infelizmente pelo jeito vou precisar seguir a mesma rotina do ano passado, ou seja, mais um ano de desgaste físico e mental e sem a certeza da aprovação, mais um ano negligenciando minha saúde.

Alguém seguiu uma rotina parecida e teve êxito?

4 curtidas

Oi Alexandre,

Também passei por isso…

Estava querendo responder uma pergunta assim, porque foi exatamente a minha vida.
Pra mim também foi desgastante, porque eu também estava trabalhando.

Eu trabalhava de 8 às 17:00, mas tinha 2 horas de almoço que usava inteiramente pra estudar. Depois chegava em casa, comia rapidinho e já ia estudar de 19 às 23:00. Então estudava umas 6 horas por dia. Alguns dias eu terminava o que tinha que fazer no trabalho antes e conseguia estudar mais 1 hora. E quando ia dirigir pra ir e voltar do trabalho, para tomar banho, me arrumar, pra absolutamente tudo eu estava com laptop do lado assistindo aulas. Então, era impressionante, mas na maioria dos dias conseguia estudar umas 7 a 8 horas, o que é parecido com alguém que tem o dia inteiro pra estudar, mas fica no facebook, whatsapp…
Claro que metade disso era vendo vídeo-aulas, mas tudo bem. Foi desgastante para o relacionamento familiar, mal falava com meu namorado na época. =( Mas no final deu tudo certo e no ano seguinte nos casamos. =D
Enfim, do que você falou vou sugerir algumas coisas, e você vê se faz sentido:
1 - Trocar cursinho presencial por um online.
O descomplica é barato e tem aulas boas, na época foi o que eu fiz, eu assistia aulas:

  • de geografia do Hansen,
  • história do Pelizzari, e
  • biologia do Oda.

Como eu tenho uma base muito boa de exatas por ter feito ITA, nessas matérias só fiz provas antigas e vi uns vídeos de uns assuntos que não via a anos, como eletromag, correntes de lorentz, essas coisas de física 3.

Hoje tem o Kuadro também, é mais caro, mas tem:

  • aulas igualmente boas e o resto da estrutura pra passar:
  • muitas listas de exercícios,
  • vários simulados,
  • correção de redação e
  • assessoria.

Se fizer o descomplica é melhor pegar um curso de redação também (e pelo amooor não esquecer essa matéria)!!! Cursos tem o projeto redação, imaginie, redação nota 1000, redação nota dez (o que eu fiz na época). Enfim, tem vários.

Vai do que você quer/pode pagar e precisa. Qualquer uma dessas opções é muito melhor que curso presencial.
E aí, depois que você assinar, assista os vídeos em momentos que você normalmente não estudaria, como se arrumando de manhã, durante as refeições, enquanto escova os dentes. É um negócio meio extremo tentar estudar toda hora. Meu namorado me achava louca, mas acho que isso ajuda a gente a passar rápido. E depois você vai ter toda a faculdade pra voltar a ser “normal”.
2 - Ver vídeo aulas quando tá cansado e fazer exercícios quando está bem disposto
Depois é preciso organizar os estudos considerando quando você está bem animado e consegue se concentrar e quando você tá cansado e não aguenta muita coisa. Quando a gente tá trabalhando a gente não pode se dar o luxo de não estudar porque está cansado. Então nesses momentos, assista vídeo-aulas.
3 - Como estudar cada área
Humanas (hist, geo, filo, socio): Vídeo-aulas + exercícios
Voltar do trabalho zumbi e ainda ler livro de filosofia é pedir pra dar sono. É melhor ver vídeo-aulas, fazer as listas e simulados.
Exatas (fis, quim, mat): Vídeo aulas + apostilas / livros + exercícios
Essas matérias têm uns detalhes que normalmente é bom ter um livro de apoio. Você deve ter as do seu cursinho. Se não, as apostilas do Hexag solidário são nível poliedro e todas de graça. Vou até falar só sobre isso abaixo:
4 - Usar o hexag solidário
O hexag solidário liberou:

  • apostilas de 2017 + apostilas de revisão para cada curso (em cada apostila existem muuuitos exercícios)
  • simulados

5 - Não pirar!
É legal separar uns minutinhos de intervalo entre os estudos. Ou no começo do estudo.
Em 2014 eu tive um projeto de site de meditação e relaxamento, que acabei nem levando pra frente.
http://1pause.com.br/
Desliga a musiquinha lá em cima, e faz umas meditações guiadas de 2, 5 minutos. Eu escrevi um roteiro, a locutora leu e ficou bem legal.
A meditação é sensacional pra gente conseguir não ter ansiedade, descansar a mente e conseguir lidar com a rotina.

6 - Sugestão de horário

Você já pensou em inverter esses horários e acordar bem cedo e estudar 1 ou 2 horas antes do trabalho? E depois mais 2 horas depois de voltar? Assim você estudaria 6 horas por dia.
Acordar 5 horas
2hmin de manhã: 5:30 a 7:30 - exercícios
1h30 min no almoço: 1 h vídeo-aulas, 30 min exercícios
3h à noite: 19:00 - 22:00: 1h30min vídeo-aulas 1h30min exercícios
Total: 6h30 min
Deve dar umas 6 horas líquidas ou um pouco menos.

Acho melhor tentar dormir mais, umas 7 horas é o ideal, o sono ajuda a fixar na memória o que você estudou no dia. Eu dormia entre 7 e 8 horas.

Editei o título do seu post, espero que você não se importe!

No mais, é isso, é difícil mesmo. Mas quando passar vai ver que valeu a pena. :star_struck:

O que você acha?

7 curtidas

Parabéns pela força de vontade cara, histórias como a sua são inspiradoras. Pode seguir o que a @susaneribeiro disse que é sucesso.

4 curtidas

Olá Susane,

Seu relato me motivou bastante e gostei muito das suas dicas, vou tentar encaixa-las na minha rotina de estudos.

Bom, como eu falei na mensagem anterior, minha pretensão era estudar em casa, principalmente pra ter um melhor aproveitamento do tempo. Por causa disso acabei assinando várias plataformas de cursinhos online, acho que isso fez eu me perder um pouco pra organizar as matérias. As plataformas que eu assinei foram as seguintes: QG do ENEM, Professor Ferreto, Biologia Total, Química em Ação, Física Fábris, Gramática e Redação Zica e Se Liga Nessa História. Sorte que peguei todas com promoção de Black Friday por isso acabou saindo bem mais em conta. Minha intenção era fazer as matérias de exatas em plataformas isoladas e as humanas pelo QG, exceto história pois assinei a plataforma do professor Walter.

Recentemente, por não conseguir acompanhar os planos de estudo das plataformas eu optei por entrar no cursinho presencial novamente, o que de certo modo foi bom por que me ajudou a retomar o gás nos estudos. Eu optei por não adquirir as apostilas do cursinho (que bom que tinha essa opção, acabei economizando um bom dinheiro) pois estou usando já a algum tempo as apostilas do Hexag Solidário e uso também o Tópicos de Física, Química do Feltre, biologia da Sônia Lopes e Matemática Ciências e Aplicação. Ano passado eu estudava na hora do almoço, preciso voltar a estudar nesse intervalo.

Tudo que você falou eu levar em consideração e tentar aplicar a minha rotina de estudos. Já pensei em inverter os horários também, rsrs, na época não achei viável pois eu precisaria ter uma hora exata para terminar de estudar, mas vou fazer essa experiência sim, vamos ver o que acontece…

No mais, muito obrigado por disponibilizar um pouquinho do seu tempo pra responder com tantas dicas valiosas esse tópico, e parabéns pelo trabalho que você vem fazendo ajudando aos vestibulandos com suas dicas. Acredito que essa comunidade vai crescer muito. Espero muito em brever voltar nesse mesmo fórum para contar sobre minha aprovação.

Quanto ao título, com certeza ficou bem melhor do que anterior. :slight_smile:

1 curtida

@Alexandre_Henrique, você está com ótimos cursos. Mas como são vários, imagino que essa fragmentação gera um pouco de confusão, por ter que trocar de plataforma toda hora.
Tira umas horas pra pensar com calma em como organizar tudo isso, os horários de estudo, quais matérias estudar em quais horários, pensar no que seria preciso para conseguir estudar na hora do almoço. É importante ter clareza do que a gente está fazendo.

E sim, tô apostando minhas fichas que no ano que vem vamos ter vaaarios depoimentos de aprovados, inclusive o seu :star_struck:

Bons estudos por aí!

1 curtida

Essas dicas também foram úteis pra mim. Boa pergunta, @Alexandre_Henrique, também estudo e trabalho, eu quero medicina veterinária pelo ENEM.
Obrigado @susaneribeiro.

1 curtida