Sobre a necessidade de livros avançados para o ITA

Estou me preparando para prestar o vestibular do ITA ano que vem. Poderiam me dizer se todas as questões do ITA podem ser resolvidas com os conceitos e fórmulas normais que estão presentes nos livros do Ensino Médio ou se é necessário consultar algum livro avançado de vez em quando, como o Atkins por exemplo, para resolver algumas questões? Não faço nenhum tipo de cursinho e pretendo estudar sozinha com livros e questões de provas antigas.

2 curtidas

Isabella, os livros vão dar a base, a compreensão da matéria.
O que vai te levar dessa base para o nível da prova é fazer questões do ITA, e nenhum livro vai te preparar o suficiente pra conseguir fazer todas essas questões, você vai aprendendo essas questões tentando e vendo a resolução.
Então não se preocupe em usar livros difíceis, desses livros só consultei esporadicamente o Kotz de química mas o principal era a Martha Reis / Feltre em química.
Já falamos dos outros livros nos posts de material para o ITA, ou aqui neste post:
https://www.resumov.com.br/como-passar-no-ita-livros-cursinho/
O que você acha?

Obrigada por me responder Susane. Já li esse post antes e selecionei o meu material de acordo com ele.

Eu tenho um amigo que está cursando no ITA e ele falou que era muita perca de tempo estudar por livros avançados, como Halliday ou Atikns e que ele só usou os livros básicos de ensino médio, como feltre e tópicos e prova antiga e com isso conseguiu passar, ele falou que é perca de tempo ficar estudando aquilo que não cai, pois esses livros são bem aprofundados e tem coisas além …

2 curtidas

Exaaaato!
Seu amigo sabe das coisas, @Nayara_Sousa !

Gente, na quarta vou postar como estudei pro ITA no youtube, e é exatamente isso. Não faz sentido usar livros difíceis, é melhor pegar a base em livros do ensino médio e se aprofundar nas provas antigas!

Eu já não ia estudar livros difíceis mesmo. É que fiquei com dúvida se haveria questões cuja resolução fosse aprofundada em um nível que eu talvez não compreendesse com a base dos livros do Ensino Médio, e aí fosse necessário consultar, ocasionalmente, algum desses avançados. Mas enfim, eu vou usar somente os livros básicos e as provas antigas mesmo. Como eu comecei a estudar agora, ainda não fiz muitas questões do ITA. Quando eu começar a fazê-las vou ter uma ideia melhor.