Sobre a técnica de revisão espaçada

A técnica de revisão espaçada, referente a curva do esquecimento, deve ser usada nos assuntos que mais caem, e também difíceis de compreender ? Ou ela se aplica a todo conteúdo que for estudado? Essa técnica em algum momento acumula revisões?

OI. Uso a técnica 7-30-30-30-60-60…, e sim pode acumular (meu caso atual), porém é tudo questão de organização, depois que fiz uma tabela estou conseguindo desacumular.

1 curtida

Sim, é isso mesmo! Nessa tabela que vc mencionou, vc faz um checklist para cada tópico estudado, e preenche a cada revisão?
Desde já obrigado!

Sim.
É mais ou menos assim:
|data*|Conteúdo|+7**|+30|+30…
*Data em que fiz as anotações do conteúdo
** Data mais 7 dias
Depois vou grifando os dias.

1 curtida

Olá, no caso revisas apenas as anotações que fizestes ou também confere o material/vídeo aula e exercícios? Sigo a mesma lógica de revisão, porém em história percebi que grifar a apostila e fazer os exercícios, somente, tem dado certo, raramente estou escrevendo ou fazendo resumos nessa disciplina.

Olá, eu utilizo um app chamado Partiu revisar, nele fica mais fácil a organização e sempre será notificado quando for para revisar. Utilizo a revisão 0-7-15-30 para assuntos complexos para mim e 0-15-30 para assuntos mais fácies

1 curtida

Bom dia. Como assinei cursinhos online (Ferretto e Descomplica), não sinto necessidade de fazer resumos, pois tomam muito tempo e gosto muito de anotar o que o professor fala. Na primeira revisão (7), costumo reler as anotações e somente em matématica, física e biologia faço alguns exercícios. Nas demais revisões faço exercícios, como ainda tenho matéria nova (pretendo estudar tudo em 2 meses e ficar fazendo apenas revisões e muitos exercícios) faço poucos exercícios, pois coloquei apenas 90 minutos no meu ciclo.

2 curtidas

@Adjailton_Ferreira Obrigado pela dica colega , vou conferir :+1:

1 curtida

@VanioNaoNakamoto Eu procuro resumir todo conteúdo que estudo (um tópico de um livro por exemplo), em uma única folha. Nas revisões, eu vejo os resumos e as anotações em livros. Os meus resumos são curtos, porém estou pensando em substituílos por mapas mentais. Pelo que ví em um tópico da Susane, pode ser mais eficiênte.

1 curtida

Interessante, essa técnica se assemelha com o meu planejamento anual. No meu caso, eu pretendo terminar o conteúdo em 5 meses e usar o restante para resolver provas antigas e listas personalizadas cujas questões resumam o conteúdo a revisar. Obrigado por compartilhar a experiência :slight_smile:

Achei interessante também essa ideia de subtítulos por mapas mentais! Penso que seria muito útil em casos como o conteúdo de hidrologia e relevo em geografia, pois você poderia desenhar os conceitos de forma com que eles ficassem muito bem relacionados, como o exemplo abaixo. Espero que sirva de inspiração :slight_smile:

1 curtida

Vitin é fera demais. Já aproveito pra recomendar pra galera o canal Terra Negra no Youtube, é fantástico.

1 curtida

Opa kkk, verdade! Aproveitando a deixa, recomendo o canal do Felipe Guisoli de física: Universo Narrado :wink:

1 curtida

Sim concordo, especificamente com o conteúdo citado, fica bem explícito os conceitos, facilitanto sua assimilação.

Como vcs fazem o resumo de matemática?

Cara, eu conferi o canal e achei demais, realmente muito bom.

1 curtida

Geralmente quando se trata de equações ou questões de geometria eu escrevo/desenho ela na folha do fichário e pontuo os principais passos de lógica que devem ser tomados para resolve-la.

1 curtida

Entendi, Obrigado :+1:

1 curtida