A técnica de revisão espaçada, referente a curva do esquecimento, deve ser usada nos assuntos que mais caem, e também difíceis de compreender ? Ou ela se aplica a todo conteúdo que for estudado? Essa técnica em algum momento acumula revisões?
OI. Uso a técnica 7-30-30-30-60-60…, e sim pode acumular (meu caso atual), porém é tudo questão de organização, depois que fiz uma tabela estou conseguindo desacumular.
Sim, é isso mesmo! Nessa tabela que vc mencionou, vc faz um checklist para cada tópico estudado, e preenche a cada revisão?
Desde já obrigado!
Sim.
É mais ou menos assim:
|data*|Conteúdo|+7**|+30|+30…
*Data em que fiz as anotações do conteúdo
** Data mais 7 dias
Depois vou grifando os dias.
Olá, no caso revisas apenas as anotações que fizestes ou também confere o material/vídeo aula e exercícios? Sigo a mesma lógica de revisão, porém em história percebi que grifar a apostila e fazer os exercícios, somente, tem dado certo, raramente estou escrevendo ou fazendo resumos nessa disciplina.
Olá, eu utilizo um app chamado Partiu revisar, nele fica mais fácil a organização e sempre será notificado quando for para revisar. Utilizo a revisão 0-7-15-30 para assuntos complexos para mim e 0-15-30 para assuntos mais fácies
Bom dia. Como assinei cursinhos online (Ferretto e Descomplica), não sinto necessidade de fazer resumos, pois tomam muito tempo e gosto muito de anotar o que o professor fala. Na primeira revisão (7), costumo reler as anotações e somente em matématica, física e biologia faço alguns exercícios. Nas demais revisões faço exercícios, como ainda tenho matéria nova (pretendo estudar tudo em 2 meses e ficar fazendo apenas revisões e muitos exercícios) faço poucos exercícios, pois coloquei apenas 90 minutos no meu ciclo.
@VanioNaoNakamoto Eu procuro resumir todo conteúdo que estudo (um tópico de um livro por exemplo), em uma única folha. Nas revisões, eu vejo os resumos e as anotações em livros. Os meus resumos são curtos, porém estou pensando em substituílos por mapas mentais. Pelo que ví em um tópico da Susane, pode ser mais eficiênte.
Interessante, essa técnica se assemelha com o meu planejamento anual. No meu caso, eu pretendo terminar o conteúdo em 5 meses e usar o restante para resolver provas antigas e listas personalizadas cujas questões resumam o conteúdo a revisar. Obrigado por compartilhar a experiência
Achei interessante também essa ideia de subtítulos por mapas mentais! Penso que seria muito útil em casos como o conteúdo de hidrologia e relevo em geografia, pois você poderia desenhar os conceitos de forma com que eles ficassem muito bem relacionados, como o exemplo abaixo. Espero que sirva de inspiração
Vitin é fera demais. Já aproveito pra recomendar pra galera o canal Terra Negra no Youtube, é fantástico.
Opa kkk, verdade! Aproveitando a deixa, recomendo o canal do Felipe Guisoli de física: Universo Narrado
Sim concordo, especificamente com o conteúdo citado, fica bem explícito os conceitos, facilitanto sua assimilação.
Como vcs fazem o resumo de matemática?
Cara, eu conferi o canal e achei demais, realmente muito bom.
Geralmente quando se trata de equações ou questões de geometria eu escrevo/desenho ela na folha do fichário e pontuo os principais passos de lógica que devem ser tomados para resolve-la.
Entendi, Obrigado