Soldo, campus e estudos ITA

Olá, me chamo Maria Clara e atualmente venho pesquisado e me interessado bastante sobre o vestibular do ITA. O meu sonho sempre foi cursar Astronomia, mas, por não ter na minha cidade e não ter condições de me mudar para um outro estado por conta própria, acabei desistindo da ideia.
Ao pesquisar sobre vestibulares e afins, me deparei com o ITA, e fiquei encantada com o curso de Engenharia Aeroespacial, que é o que pretendo fazer, caso consiga ser aprovada. Entretanto, tenho algumas dúvidas e aqui foi o único espaço em que achei para me expressar. Minhas dúvidas são as seguintes:
1- Todo aluno, civil ou militar, recebe soldo no 1º ano de curso?
2- Moro em outro estado, portanto, teria que morar nos apartamentos dentro do campus do ITA, como isso ocorre? Todos os alunos aprovados podem se estabelecer lá pagando a taxa de manutenção? Existe uma “fila” de vagas?
3- É possível se preparar para o ITA em meses?
4- Estudo numa escola pública, logo, o ensino é péssimo e não muita base nas principais matérias como Física e Química, o que eu posso fazer para mudar isso?
5- Atualmente, estou para entrar no 3º ano do Ensino Médio, e faço estágio no período da tarde, acaba que tenho um tempo limitado para estudar. Como posso fazer para conciliar tudo, tendo em vista que tenho em média uns 9 meses para estudar?
Ficaria muito grata se alguém pudesse esclarecer as minhas dúvidas.

Olá, tudo bem?

1 - Sim todo aluno do ITA recebe uma ajuda de custo de aproximadamente 1150 reais acredito eu.
2 - O ITA é um internato e a taxa para morar no alojamento é de 50R$.
3- Acredito que para quem esta no ritmo de concursos militares pode ser possível, mas como você informou que teve um ensino médio defasado e esta indo para o 3º ano, eu prepararia um plano de maior prazo, para corrigir a defasagem do ensino médio e o período de treinar para o ITA.
4- Um plano de estudo baseado em solidificar a base, aqui pelo forum e no próprio youtube possuem várias dicas de apostilas como para química da Martha Reis, física do ramalho e etc.
Procure o material que mais te agrada e ponha como objetivo aprender a matéria independente de resolver questões do ITA ou não, o importante agora será construir a base.
5 - Faça um plano de estudo utilizando das horas que você possui e ajustando de acordo com sua dificuldade.

O mais importante será manter o foco e não desviar do seu objetivo, persistência é a chave pro sucesso. Se quer realmente o ITA terá de ralar muito e valerá a pena só pelo conhecimento e a disciplina adquirida no caminho.

sites: rumoaoita, paperx, projetomedicina(listas de exercícios mais básicas)

2 curtidas

Muito obrigado!!! Me ajudou demais.

1 curtida