Tempo gasto por questão

Por quanto tempo eu devo ficar insistindo em uma questão antes de buscar a resolução?
Tenho bastante dúvida sobre esse assunto.

3 curtidas

Carlos! Um aluno teve uma dúvida bem parecida. Vou escrever a dúvida dele e como respondi, pode ser?

Dúvida do aluno

Em Exatas, após ter assistido às aulas, ou seja, no momento dos exercícios: Se não conseguir resolver uma questão, quanto tempo devo me dedicar a ela antes de procurar a resolução? Por exemplo: 5 minutos, 10 minutos, 15 minutos?

Digo isso, porque logo nas primeiras questões pode haver dificuldade. Se demorar muito numa questão, não dará tempo de resolver muitas questões. Se procurar logo pela resolução, não terá exercitado tanto.

Há um dilema aqui, em função do tempo. Se você tem 1 hora para fazer questões de Física, dá para fazer 20 questões (3 minutos/cada). Se você encontrar dificuldades logo nas primeiras e precisar ficar procurando por resoluções, terminará essa hora com 5 questões resolvidas. Daí a dificuldade.

Como lidar com isso? Quanto tempo se dedicar a resolver uma questão antes de procurar pela resolução? Note que se trata de uma sugestão de passo-a-passo sobre como estudar e proceder durante a realização de questões em EXATAS.

Minha resposta:
Dificilmente você vai separar 1 h para questões de física e vai conseguir estudar 20 questões, só se forem bem fáceis.

Na prova, são 3 min/ questão em média, as de humanas você faz em 1 min e algumas de física em 8 - 10 min.

A ideia é ir com calma nos estudos, não vá com pressa de fazer muitas questões. Senão, você ficará ansioso pra acabar logo, e não vai aprender bem.

As listas de exercício dos livros são bem heterogêneas com questões de vários níveis. Em geral, eu diria pra ficar uns 10 a 15 tentando sozinho.

Mas o tempo depende de:

  • nível da questão
  • dificuldade do assunto
  • se você entendeu bem a matéria.

Se for uma matéria que você não sabe muito bem, pode ver a resposta depois de menos tempo tentando.
Mas se for uma matéria que você sabe mais, vale a pena tentar mais um pouco.

Depois desse tempo, veja um pedaço da resolução, e tente fazer o resto. Se não conseguir veja o próximo pedaço… E assim até conseguir fazer toda a questão.

Depois de uns dias refaça a questão que teve dúvida.

É melhor fazer poucas questões bem feitas e do nível da prova que você quer, do que muitas de vários níveis.

Preciso até rever a recomendação de não pular nenhuma questão da apostila porque tem apostilas enormes.

Você já viu as listas do grupo exatas? Se no seu material tiver muitas questões de níveis diferentes, e se achar que não está evoluindo rápido na matéria, faça só essas da lista. As questões estão organizadas por assunto.

7 curtidas

Susane, alguma indicação de um site parecido direcionado ao ITA? Digo com questões específicas e “suficientes”.

Oi Pedro! O paperx.

Parece que eles pararam de atualizar em 2016. Mas ainda assim é muito útil!!

1 curtida

Já tinha ouvido falar mesmo. Obrigado!!

Pedro, você já pensou em fazer o vestcursos?

Nunca tinha ouvido falar, Susane… é bom?

É bom sim!
Eles ensinam toda a matéria para o ITA, desde o básico.
Estou acompanhando alguns alunos que estão estudando para o ITA por lá, e estão indo muito bem.

Vestcursos - Turma ITA

1 mês é 180 reais, para o que ensinam é um ótimo valor. É uma carga horária de cursinho presencial.

1 curtida

Hum… vou dar uma olhada. Pra mim, valeria mais a pena assinar ano que vem já que atualmente só tenho disponível a parte da noite.

Mas muito obrigado pela indicação! :slight_smile:

1 curtida