Tenho chances de passar no ITA?

Tenho 19 anos e quero muito ser aprovado no ITA ainda tenho chance de passar mesmo com essa idade? E também não tenho uma base tão boa em matemática como eu estou começando a estudar agora, terei que aprender os conteúdos desde o inicio. Tempo não é problema pois tenho 9 horas de tempo livre para estudar de segunda a domingo só o que me falta é organizar essas 9 horas, como vocês me recomendam a organizar as matérias nesse tempo? estou pensando em seguir a técnica pomodoro nos meus estudos realmente vai ser algo bom fazer isso? Os atuais livros que estou lendo são Feltres os 3 volumes, Fundamentos da Física, autor: Ramalho e Fundamentos da matemática elementar

Ps: Não tenho condições financeiras para fazer cursinho

1 curtida

Oi Ensis,
Começar a estudar matemática para nível ITA em abril e passar na prova em novembro é difícil.
Acho que você pode montar um planejamento de 1 ano e meio a 2 anos.
Os livros que você tem são ótimos. Tenho colegas que passaram sem cursinho. Estudar totalmente sozinho é mais difícil, mas é factível.
Não quis desestimular, só quis mostrar a realidade: a gente demora um pouco pra pegar a base e a profundidade necessária para um vestibular difícil.

1 curtida

Creio que eu não me expressei direito. Pretendo estudar durante 2 anos para tentar aos 21 ou 22 ser aprovado, o que eu queria saber é, se eu começar a estudar com 19 até meus 21 ou 22 minhas chances de passar são altas mesmo estudando sozinho? é uma idade muito avançada para tentar o ITA?

E obrigado por manter esse fórum e blog que por sinal são maravilhosos o que eu li em seu blog só me deu mais ânimo para me esforçar ao máximo e tentar ser aprovado no ITA, de novo venho a agradecer obrigado

1 curtida

Obrigada, Ensis!! Fico feliz que está ajudando!

Ah, agora entendi! Sim, você tem grandes chances mesmo estudando sozinho. Comece pelos livros base e vá corrigindo a trajetória com o caminho. Por exemplo, se química estiver muito difícil, faça um curso de vídeo aulas ou veja o Marcelão da Química, ou algo do tipo.

Tem muuuita gente que entra com 23 anos. É normal.

A maioria do pessoal civil entra com 19 a 21 anos, mas tem gente tanto de 15 quanto de 23 anos. Os militares da AFA entram com uns 27.

Tem muitas vantagens em entrar mais velho, a primeira é que você vai aproveitar melhor seu tempo lá, já com outra cabeça. Tem gente que entra muito novo e faz muita besteira. Mas essa é outra conversa…

Vai com tudo que você tem grandes chances sim!!

1 curtida

Muito obrigado. Tenha uma duvida em relação a idade, como faço aniversário em janeiro no começo do ano se eu fizesse a prova com 23 anos seria possível mesmo completando 23 anos em janeiro? E se com 23 eu conseguisse passar poderia fazer a matricula com 24?

Não sei! Teria que ler no edital. Mas faltam 4 anos pra isso!!

Vamos pensar positivo e trabalhar pra dar certo. :grinning:

1 curtida