Voltando a estudar depois de um longo tempo parado

Boa tarde, pessoal.

Venho aqui pedir para que vocês avaliem meu plano de voltar a estudar. Primeiramente preciso contar um pouco da minha história de forma bastante resumida.

Conclui o ensino médio em 2011. Na época eu estudava a noite e trabalhava pela manhã e tarde. O ensino era bem precário, sem contar que muitos alunos estavam tão cansados que mal conseguiam assistir as aulas. Como precisava trabalhar peguei o primeiro emprego que apareceu e fiquei nele por um longo tempo. O emprego era bem cansativo, trabalhava das 18h até às 7h e de segunda a sábado. O tempo que me sobrava eu só consegui usar para dormir mesmo. Durante todo esse tempo eu meio que fui obrigado a deixar de lado a minha vontade de estudar medicina.

Acabei saindo desse emprego no final do ano passado e pegando um mais leve de 40 horas semanais com um contrato até abril do próximo ano. Agora que estou um pouco estabilizado financeiramente pretendo voltar a estudar.

Sei que não será tarefa fácil e que vai exigir uma disciplina de ferro. Fiquei vários anos sem exercitar meu cérebro e sem praticar habilidades básicas como escrita (talvez vocês tenham notado pela forma como escrevo) e matemática. Com não fiz a inscrição do enem desse ano, resolvi usar o resto desse ano apenas para treinar as matérias que tenho muita dificuldade. As matérias que tenho mais dificuldade estão exatamente nessa ordem:

1. Matemática
2. Português/redação
3. Física
4. Biologia

Tendo essa informação montei o seguinte plano de estudos:
1ª fase: Matemática(2h)/ Português/redação(1h30min)/ Biologia (2h)
2ª fase: Física(2h)/ Português/redação(1h30min)/ Biologia(2)
3ª fase: Matemática(2h)/ Biologia (1h30min)/ Física(2h)

  • Fiz esse ciclo inspirado no ciclo do Manual do Concurseiro do Alex Meirelles.

Os livros que pretendo usar:
Fundamentos da Biologia
Fundamentos de Física
Coleção Elementos da Matemática Vol. 0 (Para matemática do fundamental)
Matemática Dante Volume único (Para matemática do ensino médio)
Gramática Completa para Concursos e Vestibulares

Planejo dormir mais cedo para poder estudar na madrugada e aproveitar o silêncio já que moro em um local bem barulhento.

Bem, gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse meu plano e os livros.

Fala amigo, fico feliz que esteja voltando a estudar. Eu poderia dar diversos conselhos e dicas, mas nada iria chegar aos pés desse blog http://estudareaprender.com/
Esse cara tem umas dicas muito boas mesmo. Vou te explicar uma coisa que ocorre, no começo, nosso rendimento sempre será aquém do que queremos e isso pode acabar nos desanimando. Então devemos ir com calma, pouquinho a pouquinho pra fortalecer a nossa capacidade de estudar, e isso leva um tempo.

Começa por esse post http://estudareaprender.com/como-desenvolver-o-habito-de-estudar/

Mergulhe no que esse cara fala, veja os videos, mas não passe tempo demais fazendo isso. Só não se desespere, continue andando, devagar, mas sempre andando.

1 curtida