Voltar aos estudos com uma rotina

Por conta de algumas questões pessoais e o desânimo, parei de estudar durante um bom tempo. Como já fiz minha inscrição para o ENEM, tenho 4 meses para me preparar. Vou fazer apenas como treneira.

Estou cursando o primeiro ano do ensino médio, normal nunca ter visto muitos assuntos, porém estou muita atrasada nos conteúdos por conta da escola mesmo. Química, por exemplo, não saímos ainda das transformações da matéria e propriedades. Nem vou falar sobre Biologia e Física.

Eu pensei em fazer assim: estudar uma única disciplina por dia, porque quero voltar aos poucos, e então ir aumentando o ritmo e a quantidade de conteúdos diários. Escolhi 5 disciplinas para me dedicar: língua portuguesa, matemática, física, química e biologia, além de redação.

Não tenho pressa e como falta ainda muito tempo para os vestibulares quero começar aos poucos. Ir criando uma rotina. Uma base. Me preparar psicologicamente, que é o principal, emocionalmente também, e me acostumar com os estudos.

Como minha base de matemática é bem ruim, e em relação aos assuntos do ensino médio estou muito atrasada, o que devo estudar e revisitar? Quais assuntos são essenciais para matemática do ensino médio? Como me acostumar com a matemática?

Tenho problema com interpretação. Eu usualmente escolho a alternativa correta, e depois mudo de opinião após me confundir e troco de alternativa, no final eu erro tendo escolhido a certa primeiro. Como evitar essa confusão mental?

E, sim eu não vou estudar Geografia, História, Filosofia, Sociologia, porque não sei nem por onde começar, e acredito que só com a escola e os livros didáticos normais eu consigo me virar. Língua Inglesa eu tenho uma boa base, então não me preocupo em relação a isso.

Enfim, estudar tá sendo um desafio para mim, ultimamente. Hoje eu finalmente consegui finalizar uma redação, a primeira em uns 3 meses. Estou tentando a cada dia, sei o quão importante é para mim me dedicar a isso, porém está sendo muito difícil esses dias. Sei que vou melhorar, por isso não quero me sobrecarregar.

Vou tentar te ajudar, mas vou falar muito baseado em experiência própria. Tive muita dificuldade em manter o foco, criar uma rotina, etc. no começo do ano. Olhando em retrospecto, vejo que o problema principal era falta de propósito. Eu iria tentar o ENEM, mas há algum tempo atrás percebi que o meu sonho é o ITA e isso mudou muito minha postura em relação aos estudos. Então, primeiro tente rever suas prioridades.
Segundo, o ambiente de estudo. Pra mim é impossível estudar em casa. Sério. Já tentei mas não retenho muito e a preguiça sempre leva a melhor. Se você também sofre disso, procure lugares alternativos, bibliotecas, etc., vai ajudar muito chegar em algum lugar e marcar a hora líquida de estudos, contabilizar tudo, te dá a sensação de controle.
Agora sobre conteúdo.
Comece por matemática básica. A menos que você tenha uma base muito boa (o que é muito incomum), é muito importante começar ou, no mínimo dar uma revisada nisso, pois vai te ajudar não só em matemática, mas em química e física também. Já disse aqui antes, o Ferreto, no youtube, é um ótimo professor, recomendo ver em 2x. No final de cada aula ele sempre faz questões de vestibular, o que ajuda muito com a questão de interpretação. Principalmente na área de exatas, o importante é isso: treino. A cada exercício feito, você vai percebendo similaridades, o que ajuda muito na hora de fazer provas antigas. Acho que você deve ir com calma, pelo menos nesse ano. Vá pegando bem essa base pra não ter problemas depois e foque no que aprendeu esse ano no colégio. Revise e se aprofunde. Vai te ajudar futuramente.
Já na área de humanas, recomendo ler bastante, pra se acostumar. Na hora de resolver exercícios de múltipla escolha, sempre dou uma lida rápida na questão inteira, vejo o que o exercício pede, e já olho bem as alternativas. Depois leio de novo, com mais atenção, grifando o que acho importante. Funciona pra mim.
Em relação a redação não posso te ajudar muito, visto que também tenho esse problema. Veja os videos da Debora Aladim, são muito bons, e olhar redação nota 1000 também é legal, você percebe que não é um bicho de 7 cabeças.

Enfim, é isso, espero ter ajudado.
Caso tenha outra dúvida, pode perguntar, tentarei responder melhor.
Bons estudos!

4 curtidas

Acha que estudar com alguém ajudaria?

Olha, vai depender muito de você e da pessoa, mas creio que sim. Acredito que se no final de cada assunto vocês debaterem, explicarem o assunto uma para a outra, vai ajudar a firmar o conhecimento. O uso de flashcards também seria interessante.

1 curtida