Como organizar, estudando sozinha, todos os pontos nodais para o ITA?

Estou no terceiro ano do ensino médio e não pretendo fazer cursos pré-militares por falta de disponibilidade, e tenho dúvidas a respeito de como me organizar para estudar todas as matérias pedidas pela prova em um ano e como fazer isso, sendo autodidata.
Estava pensando em assistir videoaulas de um tema específico, e depois resolver questões e ler teorias em PDFs de livros indicados, e depois disso, avançar para questões avançadas do ITA. Porém são muitos livros, e parece difícil dar conta de resolver todos por inteiro em um ano. Há uma melhor forma de seleção? Ou será que esse método de estudo pode não ser bom?

Grata!

3 curtidas

Acho que esse caminho é legal sim:

  1. Ver vídeo aulas
  2. Estudo no livro ou PDF
  3. Fazer exercícios do livro

Porém, deixaria pra fazer os exercícios das provas antigas depois de já estar com uma boa base nas matérias, depois de já ter estudado mais da metade da matéria toda.

Também acho que são muitos livros sim. É realmente difícil resolver todos em 1 ano e ainda fazer as provas antigas.
A maioria das pessoas se prepara em 2 anos. Mesmo quando as pessoas passam direto, elas já estavam fazendo os livros desde o segundo ano (foi o meu caso). Por isso que falam que é uma preparação de longo prazo.

Normalmente a sugestão de livros é a seguinte:

  • livros 1,2,3 da Martha Reis ou Feltre
  • fundamentos da física (depois aumenta o nível resolvendo provas antigas)
  • livros FME fundamentos da matemática elementar (eu não fiz todos, e acho que poucos fazem)

Mas não é necessário se preparar por eles. Talvez tenha alguma apostila para ITA que valha a pena e seja mais rápida de estudar, como a do poliedro.

Você já tem algum material?
Tendo o material dá para estabelecer uma estratégia, nem que seja para o ano que vem.

2 curtidas