Este cronograma é o ideal para Medicina?

Olá! Peço que avalie meu cronograma.

Dúvida um: Você acha que está bom?

Meu foco: Enem e UnB.

Este é meu plano de estudos de 31 semanas: https://goo.gl/2fUBLL

Summary

Link direto sem encurtamento: Plano de Estudos - 2018 - definitivo máximo.pdf | DocDroid

Este é meu cronograma semanal:

Dúvida um: As matérias, que estão escritas em laranjado, são videoaulas. Estou pensando em substituir por livros didáticos, mas não sei se é melhor que meu método de estudo atual. Pode me ajudar?

Observação: separei apenas 15 minutos de resumo de teoria porque eu não os faço, apenas tiro printscreen do quadro do professor, pois não sobra tempo.

Comentário sobre o Resumov: conheci hoje pelo podcast da Gabriela Sarti e adorei.

2 curtidas

Cara não acho interessante estudar apenas uma matéria no dia. Acho que você pode intercalar entre uma de exatas e uma de humanas, por exemplo, assim você consegue render bem mais e fica bem menos cansativo. Tem vários tópicos aqui no fórum com dicas sobre horários de estudo, é só digitar na parte de pesquisa “horário”, que você vai encontra-los.
Outra coisa, na UNB cai alguns assuntos que praticamente só caem lá, como conhecimentos de música, teatro. Não sei se você já fez isso, mas é bom dar uma olhada no edital e incluir no seu horário um tempo para dar uma estudada nisso.

2 curtidas

Concordo 100% com o Luiz!
vvpj123, tente distribuir melhor essas disciplinas.

Outra coisa, achei seu horário muito rígido. Contar milimetricamente cada 5 minutos é certeza de dar errado. O estudo precisa ser mais fluido.

Faça no máximo 4 pomodoros para cada matéria.

Uma sugestão é partir daquele horário que eu compartilho na lista de e-mails do Resumov, e alterar conforme sua necessidade.

3 curtidas

Eu coloquei 25 - 5 - 25 - 5 por causa do pomodoro, mas vou ajustar.

1 curtida

Alterei assim, o que achou?

Mas como substituir a matéria no dia? Tentei e fiz confusão porque os horários de exercícios são diferentes.

Certo, mas antes, o que são esses exercícios na parte da tarde? São exercícios da mesma matéria da manhã?

1 curtida

Issooooo, são exercícios das matérias estudadas de manhã.

Naaaao, não faça isso.

Sugiro usar algo parecido com o quadro horário que eu envio na lista do Resumov.

Aí você pode fazer a primeira hora do estudo de teoria (vídeo ou leitura) e a segunda hora de exercícios.

Imagina que você quer aprender a tocar violão, como vai aprender mais: Estudando 2 h todo dia por 5 dias, ou um dia inteiro 10 horas?

2 curtidas

Eu queria era colocar mais matérias no dia, separando melhor, mas naõ consegui. Vou montar um cronograma sobre isso que me falou, dos exercícios e aulas.

Cara, seguinte, eu acho é melhor você fazer um horário “menos rígido” como a Susane falou e colocar apenas as matérias que você verá no dia com os horários que você irá estudá-las, por exemplo :
8:00 MAT
9:00 MAT
10:00 MAT
11:00 HIST
12:00 HIST
13:00 ALMOÇO
Ai nesse período todo, você já aplica os intervalos do Pomodoro, como você faz.
Segunda coisa cara, você estuda praticamente 4h de teoria de matemática por dia, certo? Como é uma matéria com uma parte teórica mais enxuta, em tese, você consegue ver muita teoria, porém na parte da tarde, não conseguirá fazer uma quantidade ideal para consolidar toda a matéria vista pela manhã.

2 curtidas

@vvpj123 você chegou a olhar os tópicos que eu te falei ? Acredito que grande parte das informações que você busca, você conseguirá encontrar neles.

2 curtidas

perfeito! Isso mesmo!

Simplicidade é a chave!

2 curtidas

Belezaaa!
São só 2h30 de teoria por dia em Matemática.

Pronto, gente! Só esqueci de remover os horários de intervalos para ficar mais ‘simples’, mas vou fazer isso agora.

Acham que está bom?

2 curtidas

Eu conheci o Resumov ontem. Tem algum lugar que conta sua trajetória, Susane?

1 curtida

Ficou melhor, mas ainda acho que dá pra você colocar mais matérias em um só dia. Faz o teste, te garanto que é melhor e rende mais. Sobre mim | resumov

1 curtida

Oi, vvpj123, tudo bem? Eu estava estudando em um plano de Estudos parecido com o seu ( 1 matéria por dia ). Não vou dizer que foi muito ruim , pois obtive um resultado satisfatório. Mas, quando segui os conselhos da Susane ( de variar as matérias durante o mesmo dia e ir estudando durante toda a semana) obtive um resultado muito mais satisfatório. Não ficou tão pesado o dia, por causa da variação, e também ficou muito mais amigável e agradável. Fora a parte de estar com os estudos na mente todos os dias e não só em um determinado dia da semana.:slight_smile: Muda que da tempo! Segue meu exemplo de planos de estudos atual ( ainda vou fazer manutenções caso necessário, essa é minha primeira semana nele).

2 curtidas

Eu só não posso colocar as matérias de sábado porque quero que ele seja leve, entendeu? O que acha que eu posso mudar?

Não entendi muito bem. No caso eu tenho 2h30 de matéria de Matemática, por exemplo. Coloquei 1h30 agora no novo cronograma. No caso seria para eu diminuir a carga horária de Matemática e colocar outra matéria?

Susane, fui bloqueado por responder demais. Socorro!

1 curtida

Só tô passando aqui pra falar uma coisa: sigam as dicas de colocar mais de uma matéria no dia, fica muuuuito melhor. Obrigado, Susane.

1 curtida

Que bom, Victor!! :clap::clap::clap:

1 curtida